Vinte pessoas morreram e outras nove ficaram feridas após explosão provocada durante a colisão entre um ônibus e um caminhão-tanque. O acidente aconteceu por volta das 6h desta segunda-feira (31), no km 300 da PR-323, entre Cafezal do Sul Cafezal do Sul e Iporã, próximo a Umuarama.
De acordo com dados da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), o ônibus era da Secretaria de Saúde de Altônia e levava 30 pacientes a Umuarama para procedimentos médicos. O caminhão é de uma empresa de laticínios e vinha em sentido contrário.
Segundo a última atualização do Corpo de Bombeiros de Umuarama, são 20 mortes no local. Destes, 19 estavam no ônibus - 18 foram carbonizados e uma senhora não resistiu a uma parada cardiorrespiratória. A outra vítima fatal é o motorista do caminhão que, com o impacto, teria sido ejetado do veículo.
Leia mais:
Paranaprevidência abre inscrições para concurso público
Órgãos estaduais do Paraná vão ter escala especial de funcionamento nesta quarta-feira
Estrada da Graciosa tem pare-e-siga nesta terça-feira para recuperar local de queda de árvores
Detran alerta para golpes por mensagens SMS
Todos os corpos foram levados ao Instituto Médico Legal (IML) de Umuarama, que irá identificar 19 deles após exames de DNA. O material genético deverá ser colhido ainda hoje e encaminhado a Curitiba.
Dos nove feridos, dois estão em estado grave e sete têm quadro clínico considerado moderado, sem risco de morte.
Informações preliminares dos Bombeiros apontam que a carreta teria se perdido em uma curva, batendo de frente contra o outro veículo, que ficou totalmente destruído pelas chamas.
Equipes do Siate, do Samu e da PRE trabalhavam para remover os corpos das vítimas. O trecho da rodovia foi interditado pela manhã.
Segundo o secretário municipal de Saúde de Altônia, Edson Souza, 80% dos passageiros do ônibus eram idosos. A maioria estava indo a Umuarama realizar cirurgias de catarata. A lista completa com os nomes dos passageiros ainda não foi divulgada. O secretário ainda está terminando de confirmar as identificações e pretende divulgar a lista nesta terça-feira (1).
Duas mulheres que deviam estar no ônibus com os demais passageiros tiveram imprevistos e não embarcaram. Conforme Edson Souza, uma delas perdeu o ônibus por causa do marido. "Ela disse que perdeu o ônibus por causa do marido, foi brigando com ele dentro do carro e passou pelo acidente na estrada", conta.
Já a outra mulher, não foi avisada que sua cirurgia estava marcada para hoje. "O nome dela estava na lista dos passageiros, mas não foi informada que seria hoje. Após saber sobre o acidente, ligou agradecendo muito emocionada", completa.
(Atualizada às 19h35)